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09/01/2012

PAROLES DU PAPE SUR LA "FILIATION" (08/01/2012)

 

 

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La filiation, un don et un choix libre

 

Paroles de Benoît XVI à l'angélus

 

ROME, dimanche 8 janvier 2012 (ZENIT.org) – La filiation est un don mais aussi un choix libre, fait observer Benoît XVI.

 

En la solennité du Baptême de Jésus, fêtée aujourd’hui au Vatican et en Italie, Benoît XVI a prié l’angélus avec les milliers de visiteurs assemblés sur la place Saint-Pierre, sous le soleil hivernal de ce dimanche 8 janvier. Avant l’angélus, le pape a offert une allocution très libre, prenant des distances avec ses notes et regardant la foule attentivement, montrant ainsi sa proximité et son souhait de se mettre à la portée des visiteurs.

 

Dans cette méditation sur la filiation, aussi bien « humaine » que « divine », le pape a mis en lumière deux étapes de la filiation : un point de départ imposé – on ne choisit pas de naître – et une réponse libre du fils ou de la fille, qui accepte sa filiation.

 

Benoît venait de célébrer, le matin même, le baptême de 16 nouveau-nés, dans la chapelle Sixtine.

 

Filiation humaine

 

Benoît XVI a fait observer, en premier lieu, que la filiation est commune à toute l’humanité : « Nous ne sommes pas tous parents, mais tous nous sommes nécessairement fils » de quelqu’un.

 

La filiation procède de deux mouvements. Elle est d’abord un don : « Venir au monde n’est jamais un choix, il ne nous a pas été demandé avant si nous voulions naître. »

 

Cependant, dans un deuxième temps, elle devient un choix libre: « nous pouvons mûrir un comportement libre face à la vie : nous pouvons l’accueillir comme un don et, dans un certain sens, "devenir" ce que nous sommes déjà: devenir fils. »

 

Pour Benoît XVI, cette seconde étape « marque un tournant de maturité dans notre être et dans notre rapport avec nos parents (…) C’est un passage qui nous rend aussi capables d’être à notre tour parents – non biologiquement, mais moralement. »

 

Filiation divine

 

Le pape a abordé ensuite la relation filiale de l’homme avec Dieu : « Dans la confrontation avec Dieu, également, nous sommes tous fils et fille. » Car « Dieu est à l’origine de l’existence de toute créature, et il est Père de chaque être humain, de manière singulière : il a avec lui ou avec elle une relation unique, personnelle. »

 

Dans sa relation filiale avec Dieu, l’homme est aussi appelé à un choix : « l’homme peut également "renaître", au moyen de la foi : « au moyen d’un "oui" profond et personnel à Dieu comme origine et fondement de notre existence. » Cette nouvelle naissance, a souligné le pape, n’est autre que le baptême.

 

Le baptême, a poursuivi Benoît XVI, est donc une réponse de Dieu à notre désir : C’est « le pouvoir – que nous n’avons pas par nous-mêmes – de devenir enfants de Dieu. » Car l’homme ne peut pas se hisser seul à ce rang : « Avec notre foi nous pouvons aller à la rencontre du Christ, mais lui seul peut nous faire chrétiens ».

 

Pour conclure, le pape a invité à retrouver « la joie d’être fils » : « en tant qu’hommes et en tant que chrétiens », « nés de l’amour d’un père et d’une mère, et re-nés de l’amour de Dieu, au moyen du baptême. »

 

Après l’angélus, le pape a salué les visiteurs de langue française, les invitant à se souvenir de leur baptême, « de ce jour où le regard du Père s’est posé sur chacun de nous, nous inondant de son Esprit et de sa vie ». « Le Père, désormais, a-t-il ajouté, nous appelle par notre nom et nous invite à témoigner de son amour infini pour tout homme. »

 

En France, la fête du baptême de Jésus sera célébrée demain, lundi 9 janvier 2012. Ce décalage avec Rome est dû à un report liturgique : l’Epiphanie est fêtée ordinairement le 6 janvier. Mais certains pays – dont la France – reportent l’Épiphanie au dimanche. Si ce dimanche tombe en même temps que la fête du Baptême de Jésus, comme cette année, cette dernière est alors célébrée le lundi qui suit.

 

Anne Kurian

 

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10:25 Publié dans RELIGION | Commentaires (0)

08/01/2012

ÉPIPHANIE (Portugais- Français)

Mages.jpg
MAGES (représentation traditionnelle)

 

Domingo - Epifania do Senhor

 

I LEITURA

 

Leitura do Livro de Isaías

 

Levanta-te e resplandece, Jerusalém, porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a gloria do Senhor. Vê como a noite cobre a terra e a escuridao os povos. Mas, sobre ti levanta-Se o Senhor e a sua gloria te ilumina. As nacoes caminharao à tua luz e os reis ao esplendor da tua aurora. Olha ao redor e vê: todos se reunem e vêm ao teu encontro; os teus filhos vao chegar de longe e as tuas filhas sao trazidas nos braços. Quando o vires ficaras radiante, palpitara e dilatar-se-a o teu coraçao, pois a ti afl uirao os tesouros do mar, a ti virao ter as riquezas das naçoes. Invadir-te-a uma multidao de camelos, de dromedarios de Madia e Efa. Virao todos os de Saba, trazendo ouro e incenso e proclamando as glorias do Senhor. Palavra do Senhor.

 

SALMO RESPONSORIAL

 

Refrao: Virao adorar-Vos, Senhor, todos os povos da terra.

O Deus, concedei ao rei o poder de julgar e a vossa justica ao filho do rei. Ele governara o vosso povo com justica e os vossos pobres com equidade.


Florescera a justica nos seus dias e uma grande paz aé ao fim dos tempos. Ele dominara de um ao outro mar, do grande rio até aos confi ns da terra.


Os reis de Tarsis e das ilhas virao com presentes, os reis da Arabia e de Saba trarao suas ofertas. Prostrar-se-ao diante dele todos os reis, todos os povos o hao-de servir.


Socorrera o pobre que pede auxilio e o Tera compaixao dos fracos e dos pobres e defendera a vida dos oprimidos.

 

II LEITURA

 

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios


Irmaos: Certamente ja ouvistes falar, da graca que Deus me confiou a vosso favor: por uma revelacao, foi-me dado a conhecer o misterio de Cristo. Nas geracoes passadas, ele nao foi dado a conhecer aos filhos dos homens como agora foi revelado pelo Espirito Santo aos seus santos apostolos e profetas: os gentios recebem a mesma heranca que os judeus, pertencem ao mesmo corpo e participam da mesma promessa, em Cristo Jesus, por meio do Evangelho. Palavra do Senhor.


EVANGELHO

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus


Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. « Onde esta – perguntaram eles - o rei dos judeus que acaba de nascer? Nos vimos a sua estrela no Oriente e viemos adora-l’O ». Ao ouvir tal noticia, o rei Herodes Ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos osprincipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: « Em Belém da Judeia, porque assim esta escrito pelo profeta: ‘Tu, Belém, terra de Juda, nao és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de JudaÅL, pois de ti saira um chefe, que sera o Pastor de Israel, meu povo’. Entao Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informaçoes precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: « Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu va adora-l’O ». Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mae, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraramn’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para nao voltarem à presenca de Herodes, regressaram aà sua terra por outro caminho. Palavra da salvaçao.

 

ORAÇAO DOS FIÉIS

 

Irmaos carissimos: Conduzidos pela estrela, como os Magos, também nos procuramos o Senhor. Oremos juntos ao Pai que esta nos Céus, pedindo-Lhe que faça brilhar sobre os homens a sua luz de verdade e de vida, dizendo com alegria:


R. Iluminai, Senhor, a terra inteira.


1. Pela Igreja e por todos os seus filhos, para que sejam luz que ilumina, ao proclamarem as glorias do Senhor, oremos, irmaos.



2. Pelos bispos, presbiteros e diaconos, e por todos os anunciadores da Boa Nova, para que a tornem atraente em suas palavras, oremos, irmaos.



3. Pelos que nao chegaram ainda à luz da fé, para que, seguindo a estrela de Belém, possam vir a adorar o Salvador, oremos, irmaos.



4. Por aqueles que, sem descanso, trabalham pela concordia e pela paz, para que a vejam despontar no horizonte, oremos, irmaos.



5. Por todos nos que aqui nos reunimos, para que aprendamos a saborear intimamente

o misterio que nos foi dado a conhecer, oremos, irmaos.


Senhor nosso Deus e nosso Pai, a quem os homens nao procurariam se antes nao Vos tivessem encontrado, completai em nos a obra começada, e fazei que a nossa maneira de viver nos leve a contemplar a vossa gloria. Por Nosso Senhor.

 

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ÉPIPHANIE DU SEIGNEUR

 

Nous célébrons l’Épiphanie…. Pour le « bon peuple », comme l’on dit, c’est la « Fête des Rois », le jour de la Galette et de sa fève… Peut-être se souvient-on encore, ici ou là, de l’Histoire des « Rois Mages »… Mais le folklore a tout envahi, et que reste-t-il, dans la pensée populaire, du vrai sens de la fête ?

Permettez-moi de vous inviter à un effort de dépouillement : nous autres, chrétiens qui nous voulons fidèles à l’Evangile, nous devons en effet, aller à l’essentiel, nous débarrasser du folklore, quoique le folklore ne soit pas dépourvu de valeur, si l’on sait en user !

Tout d’abord, un bon coup de balai s’impose… L’Evangile ne nous dit pas, en effet que les Mages étaient Rois, ni qu’ils étaient 3, encore moins leur donne-t-il de noms : balayons cette imagerie !

Et puis, rappelons-nous que St Matthieu, le seul qui nous raconte cette histoire, n’envisageait en rien de faire un reportage sur l’événement qu’il relate. Son intention était tout autre : il voulait dire à ses lecteurs (les chrétiens de son temps) qui était Jésus dont il se proposait de raconter la vie dans la suite de son évangile… Et pour ce faire, il puise largement dans les textes de l’Ancien Testament, afin de montrer que Jésus vient les accomplir, non pas textuellement, mais dans ce qu’il annonçaient sur le Messie à venir : c’est pour cela qu’il parle de personnages venus de loin : des mages (autrement dit des astrologues, des voyants, qui étaient loin d’être bien vus des Juifs, car ils prétendaient lire dans les astres – comme les voyants et voyantes de tous les temps, et même de nos jours – non seulement ces gens n’étaient pas rois, mais ils étaient même des exclus !) ; c’est pour cela aussi qu’il parle de présents offerts au Roi des Juifs… et d’étoile !(il n’hésite pas à nous montrer une étoile voyageuse, qui vient s’arrêter au-dessus d’une maison, ce qui est parfaitement invraisemblable, quand on a la moindre idée de ce qu’est une « étoile » ! = preuve, s’il en faut, que ce n’est pas l’Histoire au sens actuel du terme, qui est visée par Matthieu.

Ce qu’il veut nous dire, c’est ceci, sur quoi nous allons revenir : Les non-Juifs sont aussi appelés au salut, et c’est justement ce qui faisait problème aux chrétiens de ce temps : les tout premiers chrétiens étaient issus du judaïsme, et ils s’étonnaient, se scandalisaient même, de voir tant de non-Juifs, tant d’étrangers, tant de « païens », se convertir à Jésus Christ et entrer dans l’Eglise… Tout comme St Paul, mais à sa façon, Matthieu explique que Dieu veut le salut de tous les peuples sans exception, et non seulement celui des Juifs.

Voici donc des païens qui pensent avoir vu dans les astres un signe de la naissance du « Roi des Juifs » et qui se mettent à sa recherche… Pour cela, ils n’hésitent pas à prendre la route et à cheminer longuement pour trouver ce petit roi inconnu. Nous ne dirons pas que les astres avaient parlé, mais nous admirons ceux qui ont su partir à la recherche de Jésus, quel que fût le signe donné : et Dieu possède bien des moyens de faire signe, si nous sommes bien disposés (et ici, nous pourrions réfléchir à tous les « signes » que Dieu nous a faits au cours de notre vie !)

Et puis, ayant trouvé l’enfant, ils lui offrent des présents : Isaïe parlait d’or et d’encens ; Mtt ajoute de la myrrhe, et ce n’est pas par hasard : par l’or, ils font hommage au Roi, par l’encens ils honorent le Messie, le Fils de Dieu, par la myrrhe, produit qui servait à embaumer les morts, ils honorent sans le savoir Celui qui est destiné à mourir pour le salut du monde.

Voilà l’essentiel de ce que St Matthieu veut nous dire, et c’est à juste titre que l’Eglise fait de l’Epiphanie une fête missionnaire ; ce jour, dans toutes les paroisses, on fait une quête pour les Missions d’Afrique (pourquoi seulement l’Afrique ? On peut se le demander : c’est une tradition !)

Donc, en résumé, 3 pistes nous sont indiquées :

1) Discerner et comprendre les signes de Dieu dans notre vie.

2) Faire tout ce que nous pouvons pour agir en conséquence.

3) Retourner chez nous « par un autre chemin », c’est-à-dire animés par la foi en ce Christ que nous avons découvert.

 

C’est tout ce que je vous souhaite en ce jour de fête ! Amen !

Père Gabriel JEUGE , »Nazareth » - Épiphanie 2012

 

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07/01/2012

LES ORTHODOXES FÊTENT NOËL DEMAIN

 

Noël orthodoxe.jpg
À LA MESSE ORTHODOXE, MÊME LES BÉBÉS COMMUNIENT

Eucaristia, na igreja da Lapa, é seguida de convívio

Ortodoxos radicados em Braga

celebram liturgia do Natal

por Jorge Oliveira

 

 

 

A comunidade de praticantes da Igreja Ucraniana Ortodoxa radicada na região de Braga celebra amanhã a liturgia de Natal com uma missa, às 11h00, na igreja da Lapa, na Arcada, templo onde habitualmente se reúnem durante o ano.

Após a Eucaristia, há um almoço-convívio, na Casa da Torre em Soutelo, Vila Verde, da comunidade jesuíta, com a participação de meia centena de pessoas.

A liturgia natalícia da comunidade ortodoxa é festejada com cânticos específicos da quadra e celebrações dedicadas ao Menino Jesus.

Em casa, os convívios familiares não dispensam pratos típicos e alguns rituais como a “kutha”, um arranjo de sementes de trigo e uma vela, que não se retira da mesa até ao dia seguinte.

 

Na véspera de Natal, os cristãos ortodoxos jejuam até que a primeira estrela apareça e quando esta surge, as pessoas preparam a mesa para a ceia.

A mesa é coberta com duas toalhas, uma para os antepassados da família e a outra para os elementos vivos.

À semelhança do costume vivido em algumas zonas do Minho, a mesa tem sempre um lugar a mais para os membros da família já falecidos que, de acordo com a crença, vêm na véspera de Natal tomar parte na refeição.

Na mesa há, no mínimo, doze pratos (iguarias) porque, de acordo com a tradição cristã, cada prato é dedicado a cada um dos Apóstolos de Cristo. Os pratos não incluem carne, por causa do período de jejum pedido pela Igreja até ao Natal.

A Natividade do ortodoxos é celebrada 13 dias depois do dia 25 de dezembro porque estes cristãos seguem o Calendário Juliano (criado pelo imperador romano Júlio César) que tem um desfasamento de 13 dias em relação ao Calendário Gregoriano.

Fonte : « Diario do Minho »

 

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06/01/2012

JEANNE D'ARC ET LA POLITIQUE

J.d'Arc.jpg

 

Nicolas Sarkozy,

Jeanne d’Arc

et l’usage des symboles

 

(Pauvre Jeanne ! Il se trouve qu’elle est née le 6 Janvier 1412 : 600 ans aujourd’hui ! Mais cet anniversaire – que sa « Bonne Ville d’Orléans » va célébrer tout au long de l’année, et dès ce soir à la Cathédrale – mériterait mieux que le sort que lui réservent nos hommes politiques : aujourd’hui, c’est Nicolas SARKOZY qui se rend à Domrémy, demain, ce sera au tour de Jean-Marie LE PEN d’exalter notre héroïne nationale que son Parti a « annexée » depuis qu’il existe… tout cela, bien entendu, avec des arrière-pensées politiques : nous sommes en période électorale… et il s’agit de recruter des voix !!! L’auteur de l’article souligne à juste titre que notre Président n’est jamais venu à Orléans, contrairement à l’usage qui veut que tout Président vienne présider les Fêtes du 8 Mai, au moins une fois au cours de son mandat : M. SARKOZY n’a jamais daigné venir à Orléans, et cela, les Orléanais auront du mal à le lui pardonner… Mais JEANNE n’a besoin de personne : elle se suffit à elle-même !)

 

 

Le chef de l’État doit célébrer aujourd’hui, dans les Vosges et la Meuse, le 600e anniversaire de la naissance de Jeanne d’Arc. Lors de la campagne de 2007, il avait déjà évoqué ce symbole de l’unité nationale et convoqué d’autres héros du passé, comme Jean Jaurès et le résistant Guy Môquet.

 

Nicolas Sarkozy ouvre aujourd’hui une séquence « Histoire ». Pour célébrer le 600e anniversaire de la naissance de Jeanne d’Arc, le 6 janvier 1412, le président de la République devait se rendre ce matin à Domrémy-la-Pucelle (Vosges) pour une visite de l’église et de la maison natale de Jeanne d’Arc, figure du patrimoine national.

À Vaucouleurs (Meuse), il devait ensuite prononcer un discours sur « l’importance de l’enseignement et de la diffusion de l’Histoire ».

De fait, cet exercice est un classique de la fonction présidentielle et de la tradition républicaine. « C’est le rôle d’un chef d’État de célébrer les grandes figures du passé », souligne l’historien Nicolas Offenstadt (1).

Les présidents François Mitterrand, en 1982, et Jacques Chirac, en 1996, avaient eux aussi évoqué le message de Jeanne d’Arc. « Chez Nicolas Sarkozy, poursuit ce maître de conférences à Paris 1, il y a une mise en scène du roman national réduit à de grands événements et à de grands hommes. Il fait un usage intensif de l’histoire.» Se référer à des symboles fédérateurs sert ainsi à renforcer le sentiment d’appartenance à la communauté nationale et à rassurer, dans un contexte plus immédiat. Comme aujourd’hui, en période de crise financière européenne et de doute

sur la sauvegarde de la souveraineté française.

 

En 2007, le candidat Sarkozy s’était rendu au Mont-Saint-Michel. Et il s’était reconnu

« dans Jaurès et dans Blum, dans Jules Ferry et dans Clemenceau ». Plus récemment, le président est allé au Puy-en-Velay, symbole de l’héritage chrétien. Car faire appel à de grands lieux ou personnages qui parlent aux Français est aussi l’un des ingrédients d’une campagne électorale. « Cela lui donne une tonalité et contribue à façonner une image, en rupture ou en continuité », note Jérôme Fourquet, directeur du département Opinion de l’Ifop. « Chacun y retrouve ses références, ajoute-t-il. Que Nicolas Sarkozy honore Jeanne d’Arc, c’est dans la tradition de la droite. En revanche, si c’était François Hollande, on pourrait se poser la question de la transgression. » Autrement dit, cela pourrait contribuer à brouiller les lignes politiques.

Toutefois, en 2007, Ségolène Royal n’avait pas hésité, elle, à se comparer à Jeanne d’Arc. Car cette héroïne est multi-usages. L’historien Michel Winock a décrit cette « mémoire disputée». « La personne historique tend à être transformée en mythe, sa vie, en allégorie ; son étendard et son épée deviennent les emblèmes de partis opposés », a-t-il écrit (2). Selon lui, Jeanne d’Arc est à la fois « l’image de la sainte catholique, l’incarnation du peuple patriote et la patronne du nationalisme exclusif ».

En allant dans l’est de la France, et non à Orléans, pour célébrer Jeanne d’Arc, le chef de l’État se déplace « dans de vieilles terres patriotes, où le vote Front national est bien implanté », rappelle Jérôme Fourquet.

Selon lui, en faisant ce choix, « le président ne vise pas que les catholiques, mais aussi l’électorat du FN ». D’autant que, demain, le parti de Marine Le Pen organisera sa propre commémoration à Paris. En 2007, à Rouen, le candidat Nicolas Sarkozy avait déjà longuement exalté la mémoire de ce symbole de l’identité nationale :

«Jeanne dépasse tous les partis, nul ne peut la confisquer. Jeanne, c’est la France !», demandant à la droite pourquoi elle avait laissé le FN en faire un symbole de lutte contre les « nouveaux envahisseurs ».

Selon Nicolas Offenstadt, cette stratégie consistant à réveiller le sentiment national « a été validée par l’élection présidentielle de 2007 ». Cette fois-ci, estime Jérôme Fourquet, « l’impact, s’il y en a un, ne sera pas immédiat et sera assez mineur », car « si l’on sait décoder les stratégies, les électeurs peuvent le faire aussi ». Cet usage des symboles peut également rencontrer des résistances dans la société civile. Avec le recul, Nicolas Offenstadt cite les exemples de « l’échec reconnu du débat sur l’identité nationale » et du « projet contesté de Maison de l’histoire, qui en est toujours à ses balbutiements ». La lecture par les lycéens de la lettre du résistant Guy Môquet en est une autre illustration. Ce qui devait marquer le premier acte du mandat est tombé dans les oubliettes de l’histoire.

CORINNE LAURENT

(« LA CROIX, DU 06/01/2012)

 

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03/01/2012

VOEUX DE L'ÉVÊQUE DE PORTO

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Sé do Porto.jpg
Cathédrale de PORTO (Portugal)

LES VŒUX DE L’ÉVÊQUE DE PORTO

 

 

Homilia do bispo do Porto na solenidade de Santa Maria Mãe de Deus – Dia Mundial da Paz

 

 

1.“Naquele tempo, os pastores dirigiram-se apressadamente para Belém e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura… Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto…”.

 

São frases curtas e incisivas, estas de São Lucas, no Evangelho há pouco escutado, quando celebramos com toda a Igreja e em intenção de todo o mundo a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus – Dia Mundial da Paz, abrindo assim o ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2012, bem entrados já no terceiro milénio cristão.

 

Os pastores encontraram Maria, José e o Menino, ou seja, depararam com uma família, a que justamente chamamos “sagrada”, pois foi nela que Deus se apresentou ao mundo.

 

Das muitas verdades que concluiríamos daqui, fixo-me agora em algumas. E a primeira é a da inaudita chegada de Deus à terra, a sua visualização no mundo: – Quem imaginaria que assim fosse? Os deuses antigos viviam em Olimpos, não eram meninos em manjedouras. E, se algum aparecesse, seria certamente só por si, manifestando individualmente o poder que a imaginação dos homens lhe emprestasse... Em Belém fora tudo inesperado e diferente: a mãe que o tivera, o pai que o adotara e o Menino por fim. Definitivamente, pois nunca será doutro modo.

 

Entendamo-nos neste ponto. Nem precisamos de ser imediatamente religiosos, para concluir que nada de essencial aparece nem essencialmente se resolve sem contexto comunitário – esse mesmo de que a família é a primeira expressão. E, se tanto individualismo que por aí alastrou e sobeja foi inegavelmente uma das causas da presente crise, também se evidencia que as famílias – ou o que permanece delas – ainda são porto de abrigo para muitos dos que mais a sofrem, por súbita falta de meios materiais ou de apoio afetivo.

 

Mas, se a isto somarmos a convicção cristã de que Deus nos visitou naquele Menino e daquela maneira, mais razões teremos para respeitar e promover a família como base indispensável da humanidade a reconstruir – e precisamente a partir dela. E falo, obviamente, da família que mantenha o específico do que sempre manteve, apesar das diversidades étnicas e culturais que também conheceu: a complementaridade feminino-masculino e a abertura à geração.

 

 

 

2. É certo que a família é o primeiro patamar da sociabilidade humana, a que se sucedem outros. O longo e árduo desenvolvimento das sociedades demonstra bem que estas se conseguiram pela extensão das redes interfamiliares, quer partilhando antepassados comuns quer incluindo quem vinha de fora. E o próprio Menino que hoje contemplamos na família de Belém surpreenderá doze anos depois Maria e José, quando o reencontrarem no templo de Jerusalém Aí indicou uma paternidade mais alta e mais ampla, por si alargada a nós todos, na família dos filhos de Deus.

 

É certo. Mas nada disto sucederá sem a primeira e indispensável aprendizagem social e afetiva que na família normalmente acontece. E também isto se difundiu a partir do presépio de Belém, como depois da casa de Nazaré. Não é por acaso que os presépios que montamos nesta quadra mantêm tanto poder evocativo e pacificador.

 

Da família que teve na terra, Jesus extraiu toda a linguagem e sentimento com que depois nos traduziu tão maravilhosamente a misericórdia que o seu Pai celeste nos oferece a todos. Das famílias que tivermos e mantivermos extrairemos nós o ideal e os gestos que a sociedade finalmente há de ter.

 

Como os pastores, anunciaremos o que tivermos visto e ouvido. Por minha parte, dou infindas graças a Deus pelo grande número de casais cujas Bodas de Prata e Ouro de Matrimónio tenho o gosto de festejar na celebração anual que a Diocese do Porto muito justamente lhes dedica. Cada um deles demonstra que quanto irradiou da Sagrada Família continua a brilhar no mundo, com vantagem de todos. E de bom grado me junto àqueles pastores que o anunciaram na altura. - Há felizmente muito mais e melhor, no que à família e à sua estabilidade diz respeito, do que a monotonia dos seus tão publicitados desaires dá a entender!

 

E é exatamente porque o sabemos e porque reconhecemos na família o maior e mas pedagógico sustentáculo da sociedade, que todos – por motivos religiosos ou humanitários – devemos dar-lhe o apoio social e a primazia legal que indubitavelmente merece. Educando familiarmente os mais novos, para que possam criar por sua vez boas famílias; dando às que se constituam as condições materiais e institucionais que as tornem mais sustentáveis e até apetecíveis; planificando a sociedade e o trabalho em função das famílias e da respetiva unidade, e não de modo meramente individual e disperso… Tanto a fazer, para contrariar, pela positiva, a pesada estatística de divórcios, uniões não institucionais, poucos nascimentos e pessoas sós.

 

 

 

3. Porque é também de paz que hoje falamos. Fala muito especialmente o Santo Padre Bento XVI na Mensagem para o 45º Dia Mundial da Paz, que aqui celebramos, como pelo mundo além. Escolheu por título e tema “Educar os jovens para a justiça e paz” e detém-se particularmente na relação da família com tudo o que se há de fazer nesse sentido.

 

Deixai-me insistir em que todos leiam a Mensagem de Bento XVI, cristãos e não cristãos que sejam, pois a todos interessa tal base comum. Mas, na sequência do que vou partilhando convosco, não posso deixar de citar, ao menos, o seguinte trecho papal, interrogando primeiro e considerando depois, com grande oportunidade e realismo: “- E quais são os lugares onde amadurece uma verdadeira educação para a paz e a justiça? Antes de mais a família, já que os pais são os primeiros educadores. A família é a célula originária da sociedade. […] Vivemos num mundo em que a família e até a própria vida se veem constantemente ameaçadas e, não raro, destroçadas. Condições de trabalho frequentemente pouco compatíveis com as responsabilidades familiares, preocupações com o futuro, ritmos frenéticos de vida, emigração à procura dum adequado sustentamento se não mesmo da pura sobrevivência, acabam por tornar difícil a possibilidade de assegurar aos filhos um dos bens mas preciosos: a presença dos pais; uma presença, que permita compartilhar de forma cada vez mais profunda o caminho para se poder transmitir a experiência e as certezas adquiridas com os anos – o que só se torna viável com o tempo passado juntos. – Queria dizer aos pais para não desanimarem!” (Mensagem, nº 2).

 

Também nós o queremos dizer certamente, amados irmãos e irmãs. Mas só o faremos de facto se nos empenharmos ao máximo para que nas nossas próprias famílias e naquelas que conhecemos, bem assim como nas nossas comunidades cristãs e vizinhanças, tudo fizermos para que cada um dos itens requeridos pelo Papa – condições de trabalho e convivência familiar, transmissão de convicções… - realmente se efetivem.

 

 

 

4. Estamos em tempo de crise, mas sobretudo de sair dela. Não deixemos então que os mesmos fatores individualistas ou economicistas que negativamente a provocaram prevaleçam agora, ainda que doutra maneira, sobre os fatores familiares e personalistas que foram por demais esquecidos.

 

Há dois mil anos, Deus visitou-nos numa família, que Ele próprio formou para si e para nós: para que nascesse no mundo e o mundo renascesse n’Ele. Século após século, os seguidores de Cristo tentaram – com maior ou menor êxito e congruência, é certo, mas com inegável insistência – reforçar a família humana com qualidades que ainda mais a garantissem. Assim se dignificou a mulher, na complementaridade com o homem; assim se dignificaram mutuamente pais e filhos e se acompanharam os parentes idosos ou sós; assim se santificou para os crentes a própria instituição familiar. Voltar atrás em qualquer destes pontos seria uma tremenda tragédia civilizacional, com graves riscos para a solidariedade e a paz, que têm geralmente na família a sua primeira e indispensável pedagogia.

 

Tomemos então muito a sério tudo quanto o Santo Padre nos escreve na Mensagem para este Dia Mundial da Paz, não deixando de a reler pessoalmente, em família e nas nossas comunidades eclesiais. Na Diocese do Porto, que tem como programa atual a Família e a Juventude, tomemo-la como texto base de reflexão e ação. E que Santa Maria Mãe de Deus, com o indispensável apoio de São José, nos ensinem a cuidar dum Cristo que de algum modo se reproduz em cada geração cristã, para a salvação do mundo.

 

- Santo e feliz ano novo, pleno de novidade cristã!

 

Sé do Porto, 1 de janeiro do ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2012

 

D. Manuel Clemente

 

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