logo Blog50.com
Blog 50 est un service gratuit offert par Notre Temps

20/02/2012

20/02/2012: JEUNESSE ET CHRISTIANISME

À Braga (Portugal), se tient actuellement une Semaine d’Études Théologiques. L’article ci-dessous, (source : « Diario do Minho ») rend compte d’une Conférence sur la JEUNESSE, donnée dans le cadre de cette semaine par Riccardo TONELLI, professeur émérite de l’Université Salésienne de Rome)

Ricardo TONELLI.jpg

 

Riccardo Tonelli defende mudança de linguagem

Igreja desafiada a dar sentido e esperança aos jovens

Jorge OLIVEIRA

 

 

Riccardo Tonelli, professor emérito da Universidade Pontifícia Salesiana, de Roma, disse ontem, na conferência de abertura da XX Semana de Estudos Teológicos, em Braga, que o tempo atual, de crise, é desafiador para Pastoral Juvenil. Para este teólogo, a pastoral juvenil deve, antes de mais, preocupar-se em fazer que cresça em cada jovem «a busca de razões para viver e para esperar».

A segunda tarefa, indicou, requer um «corajoso e urgente salto de qualidade», que consiste em apresentar o Evangelho como «algo que revoluciona radicalmente a vida».

Afirmando que estamos hoje numa «emergência educativa», Riccardo Tonelli salientou que é preciso levar os jovens a «viver de mãos levantadas, apelando a alguém que as acolha».

«A grande maioria dos jovens acha-se órfã no sentido da esperança e no sentido da vida. Até para as coisas mais funcionais há sempre alguém que pretende entrar na nossa vida e tudo isso produz uma situação trágica de orfandade», sustentou.

Segundo este especialista em pastoral juvenil, os jovens de hoje estão todos concentrados no presente («o futuro é incerto e angustiante») e sofrem, porque o niilismo «penetra-lhes os sentimentos, confunde-lhes os pensamentos, apaga-lhes perspetivas e horizontes, enfraquece-lhes a alma, entristece-lhes as paixões tornando-as vazias».

 

Igreja desafiada a dar sentido e esperança aos jovens

 

«O retrato é trágico. Quem conhece os jovens e convive com eles, quem puder ir ligeiramente para além do pequeno círculo restrito daqueles mais empenhados, não terá muita dificuldade em reconhecê-lo como dolorosamente realista», disse. Contrariando os que consideram que os jovens do tempo hodierno estão à procura de experiências religiosas, de espiritualidade, o autor da obra “Rejuvenescer a Igreja” defendeu que é necessário adequar a linguagem àquilo que todos os jovens procuram, mesmo nas expressões mais perturbadas, que é um sentido para as suas vidas e esperança.

«Temos que esquecer aquela linguagem sobre Jesus com que fomos habituados a falar aos jovens, que chamo de matematiquês, e substituí-la por uma língua muito difícil de aprender, o amorês, de amor», defendeu.

A XX Semana de Estudos Teológicos, subordinada ao tema “A Pastoral juvenil numa Igreja jovem” decorre até amanhã, no Auditório Vita, sendo organizada pela Faculdade de Teologia, núcleo de Braga, da Universidade Católica.

No primeiro dia, além da conferência de Riccardo Tonelli, sob o tema “A juventude à procura”, realizou-se uma mesa redonda, centrada numa análise à realidade dos jovens, segundo perspetivas da Antropologia, Sociologia, Psicologia, Educação e numa abordagem às novas tecnologias de comunicação (Internet, redes sociais), com a presença de Lina Morgado, da Universidade Aberta, Lisboa; Alfredo Teixeira, da Faculdade de Teologia da UCP de Lisboa; e Ângela Azevedo, da Faculdade de Filosofia de Braga.

Destas intervenções ressaltou a ideia de que os jovens hoje não estão tão afastados

da Igreja como se possa supor e «sabem o que são, o que querem e para onde vão».

Por outro lado, foram contrariados alguns mitos acerca da utilização da Internet/redes sociais pelos jovens, como estes serem nativos e ingénuos digitais ou desvalorizarem a privacidade e terem comportamentos de risco. Contudo, foi defendido que é necessário investir na formação e segurança.

O dia de hoje centra-se numa reflexão teológica, através de duas conferências: a primeira proferida por Miguel Angel Medina Escudera, da Universidade Eclesiástica S. Dâmaso, de Madrid, intitulada “Desafios do crer, hoje”, e a segunda por João Duque, presidente do centro regional de Braga da UCP e docente da Faculdade

de Teologia, com o tema “Novos ídolos, desafios de sempre”.

O cónego Joaquim Félix, da Faculdade de Teologia de Braga, explicou que com estas conferências pretende-se «compreender melhor a realidade juvenil» e caracterizá- la a partir das diferentes ciências humanas. Além disso, esta é também uma contribuição da Igreja bracarense para a iniciativa Braga 2012: Capital Europeia da Juventude.

Diario do Minho. 16/02/2012

 

mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

10:32 Publié dans Société | Commentaires (0)

Les commentaires sont fermés.

 
Accueil Blog50 | Créez gratuitement votre blog | Avec notretemps.com | Toute l'info retraite | Internet facile | Vos droits | Votre argent | Loisirs | Famille Maison | Cuisine | Jeux | Services | Boutique