logo Blog50.com
Blog 50 est un service gratuit offert par Notre Temps

10/02/2012

FATIMA : 13 JANVIER 2013

 

 

 

FATIMA, 13:01:2012.jpg
FATIMA, 13 Janvier 2012

CONFIAMOS A MARIA

 

ESPERANÇAS E ANSEIOS

 

Um novo ano é sempre um novo horizonte de esperança. A passagem de um para outro ano alimenta sempre em nós a expectativa renovada de que este seja melhor que o ano que terminou, mesmo quando nos anunciam tempos difíceis.

Começando cada novo ano com a celebração de Santa Maria, Mãe de Deus, os cristãos são convidados a olhar para Maria e a confiar-lhe essas esperanças e anseios. O ano de 2012 começou sob a proteção de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Este facto justifica que reflitamos sobre o significado desta afirmação de fé e a importância de iniciarmos também este ano invocando Nossa Senhora.

Afirmar que Maria é Mãe de Deus é suficiente para fundamentar a grandeza de Maria e justificar a honra que lhe é prestada, pois Deus honrou-a tanto que ninguém pode honrá-la mais. “A maternidade divina é o fundamento da especial relação de Maria com Cristo e da sua presença na economia da salvação operada por Jesus Cristo”, afirmou o Papa Paulo VI no Discurso de clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II.

Junto à Cruz, Maria recebe a missão de Mãe de todo o discípulo: a Mãe de Deus torna-se também nossa Mãe. A sua maternidade continua na sua intercessão por nós. Isso mesmo afirma João Paulo II: “A mediação de Maria está intimamente ligada à sua maternidade e possui caráter especificamente maternal, que a distingue das outras criaturas que, de diferentes modos e sempre subordinados, participam na única mediação de Cristo” (Encíclica Redemptoris Mater, n.º 38). Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens. Contudo, “a função maternal de Maria para com os homens de modo nenhum obscurece ou diminui esta única mediação de Cristo; manifesta antes a sua eficácia. Todo o influxo salutar da Santíssima Virgem em favor dos homens se deve ao beneplácito divino e dimana da superabundância dos mistérios de Cristo, funda-se na sua mediação, dela depende inteiramente, haurindo aí toda a sua eficácia” (Lumen Gentium, nº. 60).

O facto de termos iniciado o ano de 2012 sob a proteção da Mãe de Deus e nossa Mãe desafia-nos à confiança filial e à súplica da sua intercessão materna. Mas desafia-nos igualmente a tomá-la como exemplo, como caminho seguro para Jesus Cristo, seu Filho.

Ambos os aspetos da piedade mariana, a imitação e a intercessão, estão profundamente presentes na mensagem de Fátima. A Fátima recorrem os peregrinos para apresentar a Deus, por meio de Maria, a suas súplicas e pedidos.

Mas também em Fátima sentem os peregrinos o desafio a imitar Maria nas suas atitudes. Como sintetizava o Papa Bento XVI aos Bispos portugueses, em10 de novembro de 2007: “Apraz-me pensar em Fátima como escola de fé com a Virgem Maria por Mestra; lá ergueu Ela a sua cátedra para ensinar aos pequenos videntes e depois às multidões as verdades eternas e a arte de orar, crer e amar”. Começar o novo ano celebrando Santa Maria, Mãe de Deus, é entrar nesta “escola de Maria” e, à imagem dos Pastorinhos, aprender com ela a oferecermo-nos a Deus.

É esse o grande desafio deste ano, no Santuário. Guiados pelo exemplo de Maria e sustentados pela sua intercessão, saberemos encarar as dificuldades do novo ano com renovada confiança e encarar o ano de 2012 como uma nova oportunidade que Deus nos oferece para construirmos a nossa vida de acordo com a Sua vontade.

Votos de um ano de 2012 repleto das bênçãos de Deus.

P. Carlos Cabecinhas

(« Voz da Fatima », Janeiro de 2012)

 

******************************************************************************************

10:13 Publié dans FATIMA | Commentaires (0)

Les commentaires sont fermés.

 
Accueil Blog50 | Créez gratuitement votre blog | Avec notretemps.com | Toute l'info retraite | Internet facile | Vos droits | Votre argent | Loisirs | Famille Maison | Cuisine | Jeux | Services | Boutique