logo Blog50.com
Blog 50 est un service gratuit offert par Notre Temps

06/02/2012

6 Février 2012: BRAGA, CAPITALE EUROPÉENNE DE LA JEUNESSE 2012

 

Une place de Braga.jpg
Une place de Braga (Portugal)

 

 

Arcebispo de Braga exorta jovens

a viver CEJ 2012 com responsabilidade

 

 

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, apelou ontem ao sentido de responsabilidade dos jovens, a propósito das iniciativas que se vão realizar no âmbito da iniciativa Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude, desafiando- os a não se ficarem pela procura de «sensações e emoções passageiras».

«Este é o grande risco que podemos correr nos diversos eventos que vão acontecer

durante este ano. Ficar só pelas emoções do imediato pode parecer que nos enriquece, mas efetivamente ficamos mais pobres», disse o prelado.

 

D. Jorge Ortiga, que falava na abertura do Fórum da Juventude, iniciativa organizada

pela Arquidiocese de Braga, pediu ainda aos jovens que sejam «ativos» e «interventivos» nos vários âmbitos da vida, e não façam da juventude um passatempo. O prelado aproveitou este encontro com animadores e responsáveis da pastoral juvenil da diocese, no qual esteve o principal responsável de Braga: Capital Europeia da Juventude 2012, Hugo Pires, para divulgar a sua saudação aos jovens por ocasião do evento.

 

Nesta mensagem, escrita em três línguas (português, espanhol e inglês), o prelado transmite uma palavra de reconforto e esperança a todos os jovens, afirmando que eles «não são o problema» neste «tempo controverso», em que a «cultura moderna, difundida pelos media e fruto da revolução tecnológica, invade, sem pedir licença, a interioridade de cada um» e a «subjetividade apresenta-se

como um valor».

«A Igreja entende as vossas angústias e reconhece-vos como sujeitos criativos em muitos âmbitos da vida: nas artes, na música, na poesia, no desporto, etc. Por isso, é em vós que a sociedade deposita a esperança do futuro, pois vós sois, por natureza, os construtores da paz e da justiça», lê-se no desdobrável, que começa hoje a ser distribuído pelas paróquias da Arquidiocese.

 

D. Jorge Ortiga realça que a Europa e, de um modo particular neste ano 2012, a cidade de Braga, continua a olhar para os jovens como «imprescindíveis interlocutores da paz, da esperança e da solidariedade em que se alicerça a humanidade e, nesse sentido, pretende criar espaços de diálogo, de reflexão e de expressão dos ideais que continuama fazer os jovens rumar contra o desalento que caracteriza a sociedade moderna».

 

Em nome da Igreja bracarense, saúda e convida os jovens a viver com «entusiasmo,

com alegria, mas sobretudo, com responsabilidade» a diversidade de experiências que a Capital Europeia da Juventude (CEJ 2012) proporcionará ao longo deste ano.

«Contai com a nossa presença amiga e, se quiserdes, oferecei-nos algo do vosso entusiasmo e modo alegre de viver a vida como diz Bento XVI: a Igreja precisa do dinamismo da vossa esperança », sugeriu.

 

Hugo Pires espera que as ideias e propostas dos jovens da Arquidiocese ajudem «a fazer da comunidade uma comunidade melhor e alguns valores que se foram esvaindo ao longo do tempo renasçam e estejam bem presentes na juventude portuguesa». Das várias iniciativas agendadas pela Diocese, o vereador da Câmara de Braga destacou o espetáculo do grupo internacional Gen Rosso, no PEB, por altura do Dia Arquidiocesano da Juventude, entre 11 e 14 de abril, e a Aldeia das Religiões, em Priscos, pelo Natal, um momento que, disse, «se espera de tolerância e diálogo entre todas as confissões religiosas».

Enquanto entidade parceira da CEJ 2012, a Igreja de Braga tem preparadas várias iniciativas voltadas para os jovens, a primeira das quais o Fórum da Juventude que está a decorrer desde ontem no Auditório Vita.

Jorge OLIVEIRA

(Diario do Minho, 05/02/2012)

 

*****************************************************************************************

 

 

15:05 Publié dans PORTUGAL | Commentaires (0)

Les commentaires sont fermés.

 
Accueil Blog50 | Créez gratuitement votre blog | Avec notretemps.com | Toute l'info retraite | Internet facile | Vos droits | Votre argent | Loisirs | Famille Maison | Cuisine | Jeux | Services | Boutique