logo Blog50.com
Blog 50 est un service gratuit offert par Notre Temps

31/01/2012

LE NOUVEL ÉVÊQUE DE LAMEGO (PORTUGAL)

 

 

Mgr COUTO,1.jpg

(Le nouvel évêque de LAMEGO, Mgr COUTO, a pris possession de son nouveau diocèse dimanche dernier. Voici un bref commentaire (en portugais !) illustré, de cette « intronisation »… Nous ne connaissons pas personnellement le nouvel évêque de Lamego, mais nous savons qu’avant d’être évêque auxiliaire de Braga, il fut le jeune Supérieur Général de la « Société Missionnaire de la Bonne Nouvelle »… Le père Domingos CARVALHO, qui est venu pendant de nombreuses années aider les Portugais d’Orléans à célébrer dignement la Semaine Sainte, appartient lui-même à cette Société, dont le siège est à CUCUJAES… A ce propos, nous informons ceux qui connaissent le P.Domingos qu’il a quitté FATIMA et réside maintenant à VALADARES, ville proche de Porto, et qui possède un Séminaire de la Société).

 

 

Missionário, biblista, Bispo de Lamego

 

 

Missionário por vocação sacerdotal, douto biblista, D. António Couto é o novo Bispo de Lamego. No final da cerimónia de tomada de posse da diocese, o prelado anunciou que pretende fazer um «exame quase exaustivo» das pessoas que se encontram doentes ou sozinhas, para que sejam visitadas regularmente.

Em declarações aos jornalistas, D. António Couto considerou que a Igreja deve tomar medidas para evitar que continuem a repetir-se as notícias «dramáticas» de idosos encontrados mortos em casa.

«Pretendo que seja feito um exame quase exaustivo, caso a caso, das pessoas doentes e das pessoas solitárias, saber onde é que elas estão, para podermos a todo o momento ter gente preparada para as ir visitar e nunca as perdermos de vista», afirmou.

O prelado disse que vai pedir às instituições que façam esse trabalho e, «porventura, até criar serviços novos, para que não haja alguém que viva sozinho sem ter quem o visite de vez em quando» ou até todos os dias.

«É o que eu aprendi na África, no meio das nossas missões», frisou António Couto, que pertence à Sociedade Missionária da Boa Nova e que preside à Comissão Episcopal da Missão e da Nova Evangelização.

O Bispo mostrou-se preocupado com o «momento delicado » que se vive «não só na Europa, mas em todo o mundo», considerando que a Igreja não pode estar ausente.

«A Igreja está no meio das pessoas e tem que sentir, talvez melhor ainda do que as pessoas que vivem nos gabinetes, o pulso, os sonhos e as dores das pessoas», sublinhou.

Neste âmbito, disse que este é para si «um momento de graça concedido por Deus» para que possa «mais de perto verificar, viver, estar com as pessoas e ajudá-las a superar estes momentos difíceis».

O seu primeiro desafio na Diocese de Lamego, «para não dizer único», é precisamente «ir ao encontro das pessoas», sejam pobres, ricos, doentes, crianças ou idosos. «Ir ao encontro das pessoas, ouvi-las e levar um bocadinho de esperança a todas», acrescentou o prelado.

D. António Couto assume a única diocese do país que não é sede de distrito, com cerca de 140 mil habitantes e 150 padres, 29 dos quais ordenados nos últimos 12 anos por D. Jacinto Botelho.

Redação/Lusa

Capture d’écran 2012-01-30 à 10.27.16.png

Capture d’écran 2012-01-30 à 10.27.26.png


 

******************************************************************************************

10:27 Publié dans RELIGION | Commentaires (0)

Les commentaires sont fermés.

 
Accueil Blog50 | Créez gratuitement votre blog | Avec notretemps.com | Toute l'info retraite | Internet facile | Vos droits | Votre argent | Loisirs | Famille Maison | Cuisine | Jeux | Services | Boutique