logo Blog50.com
Blog 50 est un service gratuit offert par Notre Temps

22/11/2011

"10 MILLIONS D'ÉTOILES"

La "CARITAS" portugaise est l'équivalent du "Secours Catholique" français (plus exactement, le "Secours Catholique" est la branche française de la "CARITAS" internationale)... Comme telle, sa mission est de venir au secours de toutes les détresses, à commencer par les plus proches... Chaque année, au Portugal, la "Caritas" organise une campagne de NOËL nommée "10 MILLIONS D'ÉTOILES" : celle de 2011 sera principalement destinée à aider les "familles démunies", qui sont nombreuses au Portugal en ce temps de crise qui touche ce pays plus que d'autres encore!


10 MILLIONS D'ÉTOILES (affiche de 2010)

Caritas: Campanha


de Natal vai ajudar


famílias carenciadas


 

 

«10 milhões de estrelas» 2011 contam com apoio de dioceses, escolas, estabelecimentos comerciais e ligas de futebol

 

Lisboa, 21 nov 2011 (Ecclesia) – A campanha de Natal ‘10 milhões de estrelas – um gesto pela paz’, da Caritas Portuguesa, apresentada hoje, vai reverter este ano em favor de projetos destinados a apoiar famílias portuguesas em situação de carência, com 65% do montante recolhido.

 

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o organismo humanitário católico realça que a nona edição do evento pretende “motivar os cidadãos para os valores da Paz, da Justiça e da Solidariedade”, num ano em que os pedidos de ajuda aumentaram consideravelmente.

 

A falta de meios financeiros tem feito com que algumas delegações diocesanas não consigam atender, em tempo útil, a todas as solicitações, indica o documento.

 

Nesse sentido, a Caritas Portuguesa já classificou esta campanha como “uma excelente oportunidade” para que se manifeste o “sentido de solidariedade que sempre caracterizou o povo português para superar esta crise”.

 

O Conselho Geral da organização católica revelou no domingo, em comunicado, que nos primeiros dez meses de 2011, as Caritas diocesanas já atenderam cerca de 28 mil famílias portuguesas.

 

“Os números são alarmantes porque correspondem a um acréscimo significativo em relação ao mesmo período do ano anterior”, pode ler-se.

 

A campanha chega este ano às novas tecnologias sob o mote ‘Ilumine a vida de quem mais precisa’, com aplicações para telemóveis e computadores portáteis da Apple que permitem a compra de uma vela digital por 1,60 euros.

 

A página oficial da Caritas Portuguesa na rede social Facebook vai apresentar regularmente novidades sobre este projeto.

 

Além da crise nacional, a iniciativa terá também em conta a situação difícil que atravessa o povo da Somália, vítima de uma crise alimentar agravada pelo conflito armado e pela pior seca dos últimos 60 anos no Corno de África, pelo que 35% das verbas recolhidas vão ser canalizadas para esta região.

 

O lançamento do evento está marcado para as 11 horas, no auditório do Instituto S. João de Deus, em Lisboa.

 

A apresentação estará a cargo do presidente da Caritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, e do coordenador nacional da campanha, Bernardino Silva.

 

Até 24 de dezembro, a venda de velas (a um euro cada) irá decorrer em diversas escolas do país, através do Secretariado Nacional da Educação Cristã, nas dioceses e também em estabelecimentos comerciais que se associaram à iniciativa.

 

Para o dia 18 de dezembro está marcada uma jornada de apoio à operação ‘10 milhões de estrelas’, durante os jogos dos dois campeonatos de futebol profissional.

 

JCP/OC

 

*************************************************************************************

10:31 Publié dans HUMANITAIRE | Commentaires (0)

Les commentaires sont fermés.

 
Accueil Blog50 | Créez gratuitement votre blog | Avec notretemps.com | Toute l'info retraite | Internet facile | Vos droits | Votre argent | Loisirs | Famille Maison | Cuisine | Jeux | Services | Boutique