logo Blog50.com
Blog 50 est un service gratuit offert par Notre Temps

16/11/2011

EN DIRECT DE FATIMA

20111115181248_D0076060.jpg
FATIMA, 13 Novembre 2011

 

 

“Quereis oferecer-vos a Deus?”

 

 

 

O Santuário de Fátima iniciou, há cerca de um ano, a caminhada de sete anos de celebração do centenário das aparições, que não pretende ser apenas evocação do passado, mas sobretudo ocasião para divulgar e reavivar a consciência da riqueza e actualidade da mensagem de Fátima.

Neste primeiro ano do septenário, o acontecimento que inspirou o tema que guiou a actividade pastoral do Santuário foram as aparições do Anjo aos três Pastorinhos, em 1916. Com o tema “Santíssima Trindade, adoro-Vos profundamente”, pretendeu-se destacar a dimensão trinitária da mensagem de Fátima e motivar para a atitude de adoração por parte dos peregrinos e devotos de Nossa Senhora de Fátima. Embora seja ainda cedo para fazer um balanço ou avaliação, podemos recordar o itinerário percorrido para projectar o novo ano pastoral que se aproxima.

 

O tema do ano guiou as actividades e as grandes celebrações do Santuário de Fátima, de modo especial as grandes peregrinações dos dias 12 e 13 de Maio a Outubro. Foram tambem muitas as iniciativas que se realizaram com o intuito de difundir, viver e aprofundar a atitude de adoraçao à Santíssima Trindade. Dessas iniciativas, destaco: a composição de um hino para o Centenário das aparições, que temos cantado já nos dias mais significativos; a exposição sobre as aparições do Anjo, com o título “Orai comigo”; o “Itinerário do Peregrino”, uma caminhada evocativa das aparições angélicas que leva a visitar os lugares dessas aparições e a descobrir a adoração como atitude fundamental do cristão e, mais ainda, do peregrino de Fátima; a celebração, pela primeira vez, das três aparicoes do Anjo, nos dias 31 de Marco, 30 de Junho e 29 de Setembro; um ciclo de conferencias mensais, entre Dezembro e Abril, sobre o tema do ano; o Simposio teologico-pastoral com o tema “Adorar Deus em espirito e verdade. Adoracao como acolhimento e compromisso”.

Conscientes, porem, que estas iniciativas atingem quase so aqueles que visitam o Santuario, disponibilizamos no sitio da internet um conjunto de contributos para a reflexao, oracao e animacao de peregrinacoes sobre o tema deste primeiro ano da celebracao do centenario das aparicoes. Ai se podem encontrar, em varias linguas, textos de reflexao teologica, subsidios catequeticos, esquemas de oracao e de celebracoes, que desejamos tenham sido um valido contributo para a vivencia do tema deste ano por parte de todos os devotos de Nossa Senhora de Fatima espalhados pelo mundo.

As varias iniciativas recordadas pretenderam ajudar a conhecer melhor as aparicoes angelicas, que nos centram em Deus, Santissima Trindade, e nos convidam à adoracao; pretenderam ajudar a conhecer melhor e a aprofundar o sentido das oracoes que o Anjo da Paz ensinou aos Pastorinhos e que tantas vezes repetimos; tiveram como objectivo levar-nos a uma atitude adorante mais intensa e consciente, a imagem dos pastorinhos. Elas so tem sentido na medida em que fazem de nos melhores adoradores de Deus, Uno e Trino, “em espirito e verdade” (Jo 4, 23).

No proximo dia 27 de Novembro, primeiro Domingo do Advento e inicio do ano liturgico, comecaremos, no Santuario, um novo ano pastoral, com um conjunto de novas propostas. Porem, tambem essas so terao razao de ser se nos levarem a fazer das nossas vidas uma resposta afirmativa a pergunta que Nossa Senhora dirigiu aos Pastorinhos, na primeira aparicao: “Quereis oferecer-vos a Deus?”.

P. Carlos Cabecinhas

 

***********************************************************************************************

18:18 Publié dans FATIMA | Commentaires (0)

Les commentaires sont fermés.

 
Accueil Blog50 | Créez gratuitement votre blog | Avec notretemps.com | Toute l'info retraite | Internet facile | Vos droits | Votre argent | Loisirs | Famille Maison | Cuisine | Jeux | Services | Boutique