logo Blog50.com
Blog 50 est un service gratuit offert par Notre Temps

10/10/2011

BRAGA : HOTEL "BETÂNIA"

BRAGA : HÔTEL « BETÂNIA » POUR SENIORS

(Les moeurs portugaises ne sont décidément pas les nôtres : voici que l'archi-diocèse de Braga vient d'ouvrir un hôtel, l'"HOTEL BETÂNIA"... destiné aux Seniors, ce qui part d'une intention louable... Mais cet Hôtel "tout confort" n'est pas une "Maison de Retraite" quelconque : son nom l'indique bien d'ailleurs : il s'agit d'un hôtel tout confort, réservé certainement à une clientèle fortunée, puisque les "bénéfices" escomptés divent servir aux résidences de prêtres âgés... Quand on sait le prix de la vie au Portugal, cette nouvelle laisse quelque peu rêveur!)


BRAGA- Hôtel Betânia.jpg

 

 

Arquidiocese investiu 1,7 milhões de euros no Betânia

 

Arcebispo espera que hotel sénior

 

seja uma «casa de família»

 

 

 

A Arquidiocese de Braga inaugurou, ontem, um espaço residencial para idosos no centro histórico da cidade, numa parte do edifício quinhentista do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo.

O Betânia – Hotel Sénior, um investimento de 1,7 milhões de euros, tem capacidade para 40 utentes e começa a receber os primeiros hóspedes daqui a 15 dias.

Na cerimónia, o Arcebispo de Braga, que procedeu à benção das instalações, manifestou o desejo de que este espaço seja um «local de repouso, onde haja encontro de amigos, de alimentação serena com todas as qualidades e exigências» e um lugar onde também tenha espaço a vertente espiritual, «numa ligação profunda

com Jesus Cristo».

«O que se pretende, no fundo, é que seja uma casa de família, onde as pessoas se sintam à vontade, onde possam viver serenamente, calmamente os dias que o Senhor Deus lhes der», realçou D. Jorge Ortiga.

O prelado disse que esta estrutura resulta também da vontade da Diocese de requalificar o seu património antigo para o não deixar degradar.

«Queremos que este espaço seja um requalificar de todo um local privilegiado da cidade.

Também poderemos ajudar a que o centro histórico de Braga seja novamente repovoado, com os residentes aqui e com as pessoas que os venham visitar. Vai ser um lugar que vai trazer mais movimento a este coração da cidade», afirmou.

O Arcebispo esclareceu que não se trata de uma obra social no sentido estrito e rigoroso da palavra, mas também não é uma obra que tenha meramente intuitos lucrativos.

O lucro que vier a ser apurado será para «garantir qualidade de vida» aos sacerdotes que estão na Casa Sacerdotal e noutras casas particularmente nos últimos anos das suas vidas. «Não é o lucro que nos preocupa, mas se por ventura isso acontecer será em benefício daqueles que gastaram a sua vida ao serviço do reino de Deus», reforçou.

 

Hotel tem nome de localidade onde Cristo repousou

 

O hotel chama-se Betânia porque este nome está associado a momentos de repouso de Jesus Cristo. Betânia era uma pequena localidade a cerca de três quilómetros de Jerusalém onde ficavam a pernoitar muitas pessoas, quer de Jerusalém, que de fora. Jesus Cristo foi acolhido por Pedro ou Simão o Lepreso e nessa casa, em Betânia, se terá introduzido Madalena que derramou perfume

sobre os seus pés.

«Era um local onde se conjugava a interioridade e ao mesmo tempo a vontade de servir bem o próprio Jesus Cristo », disse o prelado. O hotel sénior ontem inaugurado, na Rua D. Afonso Hentiques, possui quatro suites de casal, 18 suites individuais e sete duplas. Unidades residenciais que se distribuem por três pisos superiores apresentando-se adornadas com uma «decoração contemporânea, com mobiliário cómodo, adaptado às necessidades utentes».

No primeiro piso ficam as áreas comuns, nomeadamente a sala de estar, biblioteca, sala de jantar, oratório, solário/esplanada e também um espaço da administração.

No rés-do-chão encontra-se a recepção e sala de estar. O arquitecto que projectou a obra deu conta das alterações que, por força da nova regulamentação, tiveram de ser efectuadas, designadamente,no que se refere ao tamanho das portas, quartos e casas de banho, mas também sistema de climatização, saídas de emergência, etc.

Segundo António Jorge Fontes, houve que executar trabalhos a mais do que estava previsto, mas «dentro da contenção, conseguiu-se o máximo de qualidade possível para que as pessoas se sintam bem».

Segundo Mário Paulo Pereira, assessor financeiro da Diocese de Braga, há já muitos interessados em fixar residência no hotel, que foi outrora a casa sacerdotal da Diocese. «O edifício foi renovado e conseguimos dotá-lo de outro tipo de infra-estruturas e qualidade ímpares para receber agora outro tipo de utentes », assinalou.

Os utentes pagam uma jóia inicial e depois uma mensalidade fixa, beneficiando de serviços médicos, enfermagem, lavandaria e alimentação. O hotel fornece ainda uma componente cultural (passeios e outra actividades), e, a título extra, um serviço de Spa.

As suites são adquiridas em direito de utilização vitalícia. Mário Paulo Pereira refere que este hotel vem preencher uma lacuna na cidade de Braga neste tipo de oferta, já que prima por uma «assistência personalizada, respeitando, porém, sempre a independência e autonomia de cada residente». «Isto não é um lar normal, é um sítio onde se pode conviver em família e tem os serviços de hotelaria. As pessoas vêm aqui para relaxar e ter uma vida longa. Podem sair e fazer perfeitamente uma vida autónoma», disse.

Os utentes estão a escassos metros da Sé de Braga e de outros monumentos e espaços de interesse no casco histórico da cidade e dispõem de um jardim no exterior do edifício.

Jorge OLIVEIRA (Diario do Minho, 08/10/2011)

 

*************************************************************************************************

10:26 Publié dans PORTUGAL | Commentaires (0)

Les commentaires sont fermés.

 
Accueil Blog50 | Créez gratuitement votre blog | Avec notretemps.com | Toute l'info retraite | Internet facile | Vos droits | Votre argent | Loisirs | Famille Maison | Cuisine | Jeux | Services | Boutique