logo Blog50.com
Blog 50 est un service gratuit offert par Notre Temps

01/10/2011

OCTOBRE, MOIS DU ROSAIRE

CHAQUE ANNÉE, LE MOIS D'OCTOBRE EST TRADITIONNELLEMENT LE "MOIS DU ROSAIRE".

À Lourdes, le "Pèlerinage du Rosaire" rassemble des milliers de fidèles... Nous ne pouvons oublier que ce fut en OCTOBRE que la Vierge Marie est apparue pour la dernière fois à Fatima. Elle s'y déclara ouvertement "Notre-Dame du Rosaire", et réalisa ce jour le fameux prodige du soleil. L'Evêque d'Orléans a choisi de rencontrer, pour la première fois depuis son arrivée, la nombreuse Communauté Portugaise, lors d'une Messe célébrée (à la fin du fin de mois) en l'honneur de N.D. de Fatima en l'église St Aignan, église qui abrite depuis de nombreuses années la statue de N.D. de FATIMA

 

En l'honneur de Notre-Dame du ROSAIRE, voici, avec bien du retard, l'éditorial du Recteur de FATIMA, paru dans le bulletin du Sancuaire, (numéro de  Juillet dernier).

FATIMA, (13:09:11).jpg
FATIMA, 13 SEPTEMBRE 2011

FÁTIMA RESPONDE AOS ANSEIOS DOS JOVENS

 

 

A Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar em Madrid de 16 a 21 de Agosto de 2011, traz a Fátima muitos jovens: uns a caminho de Madrid, outros no regresso da Jornada.

A presença dos jovens em Fátima, seja nesta ocasião, seja em muitas outras ao longo de todo o ano, representa sempre um desafio para o Santuário e a sua pastoral.

Mas, por outro lado, é minha convicção que Fátima e a sua mensagem são também um permanente desafio para os jovens.

Como recorda o Papa Bento XVI, na mensagem para esta Jornada, “faz parte do ser jovem desejar algo mais do que a vida quotidiana regular de um emprego seguro e sentir o anseio pelo que é realmente grande”. A mensagem de Fátima responde precisamente a esse anseio por “algo mais” que seguranças e “pelo que é realmente grande”; abre horizontes capazes de dar sentido pleno à vida.

Na sua visita do passado ano, Bento XVI dizia-nos, aqui em Fátima: “No nosso tempo em que a fé, em vastas zonas da terra, corre o perigo de apagar-se como uma chama que já não recebe alimento, a prioridade que está acima de todas é tornar Deus presente neste mundo e abrir aos homens o acesso a Deus”.

Lugar de forte experiência de Deus, o Santuário oferece a todos aqueles que aqui peregrinam a possibilidade de fazerem tal experiência, através de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. A mensagem de Fátima é desafio a tornar Deus presente neste mundo, a centrar a vida n’Ele.

As Jornadas Mundiais da Juventude, criadas por iniciativa do Papa João Paulo II em 1986, tornaram-se acontecimentos de notável impacto: em cada dois ou três anos, congregam milhares de jovens de todo o mundo que, em ambiente de festa, celebram e testemunham a sua fé em Cristo.

Para cada Jornada, o Papa escreve uma mensagem, que guia a preparação dos jovens para essa ocasião e que apresenta o tema da Jornada. Para Madrid, o tema escolhido foi: «Enraizados e edificados em Cristo... firmes na fé» (cf. Cl 2, 7). Com outra formulação, é esse também o sub-tema do mês de Agosto, no Santuário: “Creio em Jesus Cristo, Filho de Deus”. A reflexão que o Papa propõe aos jovens pode guiar-nos a todos, no aprofundamento do tema que este mês nos é proposto.

As palavras que São Paulo usa na expressão que dá o tema a esta Jornada (Cl 2, 7), apresentam, segundo Bento XVI, três imagens muito sugestivas do que significa acreditar em Jesus Cristo: “«enraizado» recorda a árvore e as raízes que a alimentam; «edificado» refere-se à construção de uma casa; «firme» evoca o crescimento da força física e moral”.

Somos “enraizados” e “edificados” sobre o sólido alicerce que é Cristo através da Palavra de Deus, da Eucaristia “onde Cristo está presente e próximo até se fazer alimento para o nosso caminho”, do sacramento da Penitência, “no qual o Senhor manifesta a sua misericórdia ao oferecer-nos sempre o seu perdão”, daqueles nossos irmãos que precisam da nossa ajuda.

A concluir, não posso deixar de recordar que, desde 2003, a cruz que marca a preparação e a realização das Jornadas Mundiais da Juventude é acompanhada por um ícone de Nossa Senhora, por vontade expressa do Papa João Paulo II. E o Papa Bento XVI, no final da mensagem para esta Jornada, evoca Maria como exemplo e intercessora, pedindo que ela, que viveu enraíza e edificada em Cristo e firme na fé, interceda por todos os jovens que se preparam para participar neste acontecimento tão importante. Esta é também a súplica que dirigimos a Nossa Senhora por todos os jovens e por todos os peregrinos.

P. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuario

 

_____________________________________________________________________________________________________

11:28 Publié dans FATIMA | Commentaires (0)

Les commentaires sont fermés.

 
Accueil Blog50 | Créez gratuitement votre blog | Avec notretemps.com | Toute l'info retraite | Internet facile | Vos droits | Votre argent | Loisirs | Famille Maison | Cuisine | Jeux | Services | Boutique